Saltar para o conteúdo principal
Tópicos

Combate ao ódio no TikTok

O TikTok tem uma comunidade diversificada e vibrante, onde pessoas de todas as origens juntam-se para encontrar alegria, criatividade e expressarem-se. Tal como indicado nas nossas Diretrizes da Comunidade, os comportamentos de ódio são incompatíveis com o ambiente criativo e inclusivo do TikTok, e estamos comprometidos em melhorar a forma como protegemos a nossa comunidade.

O que é o discurso de ódio?

O discurso e o comportamento de ódio são ataques, ameaças e ações que desumanizam ou degradam um indivíduo, ou grupo, com base nas suas características. Incluindo características como: raça, etnia, nacionalidade, religião, classe social, orientação sexual, género, identidade de género, doença grave, deficiência e situação migratória. Os ataques que não são direcionados às características de um indivíduo, ou grupo, podem ser considerados bullying ou assédio.

Reconhecer comportamentos de ódio online

O discurso de ódio pode ser manifestado através de qualquer forma de expressão, incluindo imagens, desenhos, memes, objetos, gestos e símbolos, sendo que, nem todos são explícitos. Pesquisas académicas identificaram alguns temas comuns utilizados por grupos de ódio para ganhar seguidores e difundir as suas mensagens de ódio:

  • Os outros: a forma mais comum de ódio é considerar um grupo como ‘os outros‘ e acreditar que os comportamentos e valores deste grupo são completamente diferentes ou que são menos humanos.
  • Perseguição e vitimização: pessoas e grupos que difundem ódio frequentemente, considerando-se vítimas e culpam ‘os outros‘ pelos problemas nas suas vidas e na sociedade. Essa mensagem muitas vezes é usada para justificar a exclusão ou a violência contra ‘os outros‘.
  • O complexo de superioridade: esta forma de ódio é identificada pela exaltação excessiva de um grupo de modo a que ‘os outros’ grupos sejam excluídos e prejudicados.

Usando estes temas, os grupos de ódio selecionam as suas vítimas e atuam utilizando várias táticas:

Ataques negativos diretos
  • Ataques abusivos que se referem a um indivíduo ou a um grupo e à sua identidade usando linguagem violenta, desumana ou degradante
  • Comentários provocadores com o propósito de incomodar ou irritar pessoas
  • Publicação excessiva de comentários negativos numa comunidade ou em menções de criadores
Ataques negativos indiretos
  • Piadas e memes que difundem estereótipos e normalizam a discriminação
  • Teorias da conspiração fundadas em ódio que difundem desconfiança ou aversão contra um grupo protegido
  • Mensagens codificadas usadas por grupos de ódio para comunicarem entre si sem parecerem que têm um conteúdo de ódio, como palavras-código, símbolos ou áudios populares

O que devo fazer se me deparar com ódio no TikTok?

Independentemente de quem é o membro da comunidade a ser atacado por causa da sua identidade, a situação deve ser denunciada. Nem sempre é fácil identificar o ódio, pois é preciso ter em conta o que é ódio, ou um discurso de ódio, e o que é liberdade de expressão. Nem sempre acertamos, mas o vosso feedback ajuda-nos continuamente a analisar e a melhorar as nossas políticas, sistemas e produtos. Se a vítima for alguém que conheça, tente conversar com ela para entender o que ela pode estar a passar.

Ser atacado por causa da sua identidade pode ser doloroso e angustiante, e é por isso que o TikTok não tolera esses ataques na plataforma. Encorajamos a utilização das várias ferramentas de segurança do TikTok para se protegerem e afastarem-se dos que têm más intenções.

Ninguém deve ser atacado por causa da sua identidade. Entrar em contato com alguém em que confia, para falar sobre os seus sentimentos e encontrar apoio, pode ajudar muito.