Saltar para o conteúdo principal
TikTok LogoTikTok Logo
Segurança e civilidade

Segurança e civilidade

Última atualização, março de 2023

A segurança física e psicológica é a base do bem-estar individual e a civilidade é a chave para uma comunidade dinâmica. Ser civilizado não significa que as pessoas devem sempre concordar, mas reconhecer a dignidade inerente a todos e ser respeitoso em ações, palavras e tom ao engajar com os outros.

Comportamentos violentos e atividades criminosas

Estamos empenhados em aproximar as pessoas de maneira que não leve a conflitos físicos. Reconhecemos que o conteúdo online relacionado à violência pode causar danos no mundo real. Não permitimos ameaças violentas, incitação à violência ou promoção de atividades criminosas que possam prejudicar pessoas, animais ou propriedades. Se houver uma ameaça específica, crível e iminente à vida humana ou de lesão física grave, nós a denunciaremos às autoridades policiais competentes.

Para obter detalhes sobre como abordamos o conteúdo que contém imagens ou referências àviolência, consulte Conteúdo explícito e impactante.

NÃO permitido

  • Ameaçar ou expressar o desejo de causar dano físico a uma pessoa ou grupo
  • Promover ou incitar a violência, como fazer uma convocação geral para um ataque, encorajar outras pessoas a atacar e recomendar que pessoas tragam armas para um local para intimidar outras pessoas
  • Promover qualquer tipo de roubo ou destruição criminosa de bens ou do ambiente natural
  • Fornecer instruções sobre como cometer atividades criminosas que possam prejudicar pessoas, animais ou propriedades

Permitido

  • Ameaças de violência em cenários totalmente fictícios (desde que não haja relevância ou referência ao mundo real)

Discurso e comportamento de ódio

O TikTok é aprimorado pelas diferentes origens dos membros da nossa comunidade. Nossas diferenças devem ser respeitadas e não um motivo para divisões. Não permitimos nenhum comportamento de ódio, discurso de ódio ou promoção de ideologias de ódio. Isso inclui conteúdo que ataca uma pessoa ou um grupo de pessoas devido a atributos protegidos, incluindo:

  • Classe social
  • Etnia
  • Nacionalidade
  • Raça
  • Religião
  • Tribo
  • Status de imigração
  • Gênero
  • Identidade de gênero
  • Sexo
  • Orientação sexual
  • Deficiência
  • Doença grave

Ideologias de ódio são sistemas de crenças que excluem, oprimem ou discriminam indivíduos com base em seus atributos protegidos, como supremacia racial, misoginia, anti-LGBTQIA+ e antissemitismo.

Atributos protegidossão características pessoais com as quais nascemos, são imutáveis ou não podem mudar sem danos psicológicos graves e que podem resultar em estigmatização desproporcional. Além disso, também fornecemos algumas proteções relacionadas à idade e podemos considerar outros atributos protegidos quando tivermos um contexto adicional, como informações regionais específicas fornecidas a nós por uma organização não governamental (ONG) local. Os atributos acima são informados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e convenções internacionais.

NÃO permitido

  • Promover violência, exclusão, segregação, discriminação e outros comportamentos nocivos com base em um atributo protegido
  • Promover qualquer ideologia de ódio ou reivindicar supremacia sobre um grupo de pessoas com base em atributos protegidos
  • Rebaixar alguém com base em seus atributos protegidos, dizendo ou insinuando que a pessoa é física, mental ou moralmente inferior ou chamando-a por termos degradantes, como criminoso, animal e objetos inanimados
  • Usar um insulto odioso associado a um atributo protegido
  • Negar eventos históricos bem documentados que prejudicaram grupos com base em um atributo protegido, como a negação do Holocausto ou do genocídio contra os tutsis em Ruanda
  • Promover ou anunciar terapia de conversão ou programas relacionados que tentem alterar a orientação sexual ou a identidade de gênero de uma pessoa
  • Ofender intencionalmente pessoas transgênero ou de gênero não-conformista, referindo-se a elas por seu nome ou gênero anterior, em vez de seu nome atual ou gênero expresso (dos termos em inglês deadnaming e misgendering)
  • Facilitar o comércio de itens que promovam discurso, ideologias ou organizações de ódio, como livros e roupas com logotipos de ódio

Permitido

  • Críticas feitas por um membro de um grupo com determinados atributos protegidos
  • Conteúdo educacional e documental de conscientização contra o discurso de ódio

Organizações e indivíduos que propagam violência e ódio

Queremos que nossos criadores compartilhem o que os inspira, mas não há lugar em nossa plataforma para quem se dedica a espalhar crenças ou propaganda de violência ou de ódio. Não permitimos a presença de organizações ou indivíduos que propagam violência e ódio em nossa plataforma. Esse tipo de indivíduo ou organização inclui: extremistas violentos, organizações criminosas violentas, organizações políticas violentas, organizações que propagam ódio e indivíduos que praticam violência em massa. Se soubermos que indivíduos ou organizações desse tipo estão presentes em nossa plataforma, faremos uma análise cuidadosa, incluindo verificação de comportamento fora da plataforma, que pode resultar no banimento da conta.

Muitas vezes, as ideias dessas organizações e indivíduos são propagadas por outras pessoas. Não permitimos a promoção ou suporte material a organizações ou pessoas que propagam violência ou ódio. O conteúdo que for neutro, mas citar uma organização propagadora de ódio, deve deixar claro que não há intenção de promovê-la. Abrimos exceções limitadas para que as pessoas discutam organizações políticas violentas, mas apenas se: (1) suas causas são reconhecidas como legítimas sob estruturas jurídicas internacionais, (2) não têm civis como principal alvo e (3) o conteúdo não menciona violência.

Extremistas violentos são grupos não governamentais, como aqueles designados pelas Nações Unidas, que ameaçam ou usam violência contra civis para fins políticos, religiosos, étnicos ou ideológicos.

Organizações criminosas são grupos transnacionais, nacionais ou locais que cometem crimes graves, incluindo violência, tráfico, sequestro, crimes financeiros e crimes cibernéticos.

Organizações políticas violentas são grupos não governamentais que cometem atos violentos principalmente contra não civis e agem legitimamente sob um direito de autodeterminação de acordo com o direito internacional, como a Carta das Nações Unidas, uma resolução das Nações Unidas, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (ICCPR) e o Tribunal Internacional de Justiça (ICJ).

Organizações propagadoras de ódio são grupos que têm minorias protegidas como alvo e incitam ódio, desumanização de pessoas ou grupos e promovem ideologias de ódio.

NÃO permitido

  • Contas operadas por organizações ou pessoas que promovem violência ou ideologias de ódio dentro ou fora da plataforma
  • Promover ou apoiar materialmente uma organização que propaga violência e ódio, incluindo qualquer elogio ou celebração ou o fornecimento de bens ou serviços
  • Promover ou apoiar materialmente qualquer violência cometida por uma organização política violenta
  • Promover ou apoiar materialmente pessoas que praticam violência em massa ou que promovem ideologias de ódio

Permitido

  • Discutir uma organização política violenta (desde que não haja menção à violência)
  • Conteúdo educacional e documental que conscientiza sobre danos causados por organizações ou indivíduos que propagam violência ou ódio

Exploração e abuso de jovens

O TikTok é um lugar para descobertas e aprendizado. Permitir que jovens aproveitem essa fase única de desenvolvimento pessoal com segurança é nossa prioridade. Não permitimos exploração e abuso de jovens, incluindo material de abuso sexual infantil (CSAM), nudez, aliciamento, extorsão sexual, prostituição, pedofilia e abuso físico ou psicológico de jovens. Isso inclui conteúdo real, fictício, criado digitalmente ou retratado em obras de arte ou objetos.

Para ajudar você a gerenciar sua experiência no TikTok, incluímos uma tela onde pode optar por visualizar conteúdo de sobreviventes de abuso que discutem suas experiências.

Relatamos incidentes de exploração e abuso sexual infantil ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas dos Estados Unidos (NCMEC). Também reportamos às autoridades policiais relevantes quando há uma grave ameaça específica, crível e iminente à vida ou à integridade de um jovem.

Se você ou alguém que conhece sofreu exploração sexual juvenil, há apoio disponível. Entre em contato com uma central de ajuda ou serviços em sua região. Se estiver em perigo imediato, entre em contato com os serviços de emergência locais. Se já sentiu atração sexual por jovens, pode se conectar recursos e redes de apoio.

Material de abuso sexual infantil (CSAM, na sigla em inglês) refere-se a qualquer material sexualizado de jovens compartilhado ou criado por qualquer pessoa, incluindo materiais gerados pelo próprio usuário. Isso inclui atividades sexuais implícitas ou explícitas e agressão sexual de jovens, bem como sexualização ou fetichização de seus corpos.

Aliciamentoé quando um adulto torna-se amigo ou estabelece uma relação de confiança com um jovem para fins de exploração ou abuso sexual.

Extorsão sexual é uma ameaça de compartilhar conteúdo de nudez, íntimo ou sexualmente explícito sem consentimento, geralmente para obter dinheiro, atos sexuais ou mais conteúdo de nudez, íntimo ou sexualmente explícito.

NÃO permitido

  • Material de abuso sexual infantil e nudez juvenil
  • Promover exploração sexual, abuso sexual e fetichismo sexual de jovens
  • Comportamento de aliciamento e extorsão sexual
  • Assédio sexual, incluindo convidar um jovem a se envolver em um ato sexual, sair da plataforma ou compartilhar imagens sexualmente explícitas (mesmo se convidado por outro jovem)
  • Promover a pedofilia, como apoiar qualquer forma de contato sexual, expressar sentimentos ou endossar relações sexuais entre uma pessoa adulta e uma jovem
  • Tratar a pedofilia como algo normal, como fazer piadas sobre pedofilia
  • Mostrar ou promover abuso físico, negligência, ameaça e abuso psicológico de jovens
  • Objetificar ou sexualizar um jovem por meio de imagens ou recursos de interação no aplicativo, como utilizar os recursos dueto ou costura imitando atos sexuais no conteúdo de jovens
  • Revitimar jovens que sofreram exploração e abuso, inclusive por meio de novos compartilhamentos ou reconstituições de terceiros
  • Traficar jovens, promover ou facilitar o casamento de menores e recrutar soldados infantis (saiba mais sobre Exploração humana)

Permitido

  • Sobreviventes que discutem suas próprias experiências de exploração e abuso
  • Conteúdo educacional e documental relacionado aos danos da exploração e abuso juvenil (desde que não mostre tal conteúdo)

Exploração sexual e violência de gênero

Estamos comprometidos em fornecer um espaço que celebre a equidade de gênero, apoie relacionamentos saudáveis e respeite a privacidade. Comprometer esses valores pode causar traumas e levar a danos físicos e psicológicos. Não permitimos exploração sexual ou violência de gênero, incluindo atos sexuais não consensuais, abuso sexual baseado em imagens, extorsão sexual, abuso físico e assédio sexual.

Se você ou alguém que conhece sofreu exploração sexual, há apoio disponível. Entre em contato com uma central de ajuda ou serviços em sua região. Se estiver em perigo imediato, entre em contato com serviços de emergência locais. Se acredita ter sofrido uma violação de privacidade em nossa plataforma, denuncie.

Atos sexuais não consensuais referem-se a qualquer contato sexual que aconteça sem o consentimento de todos os envolvidos na atividade.

Abuso sexual baseado em imagens é a criação, elaboração ou distribuição de conteúdo de nudez, nudez parcial ou sexualmente explícita sem o consentimento da pessoa, com o objetivo de sexualizar seu corpo ou retratá-la de maneira sexual.

Extorsão sexual é uma ameaça de compartilhar conteúdo de nudez, íntimo ou sexualmente explícito sem consentimento, geralmente para obter dinheiro, atos sexuais ou mais conteúdo de nudez, íntimo ou sexualmente explícito.

Assédio sexual é comunicação e comportamento sexual indesejados dirigidos a uma pessoa.

NÃO permitido

  • Atos sexuais não consensuais reais ou fictícios, incluindo estupro, abuso sexual e toque não consensual
  • Abuso sexual baseado em imagem e extorsão sexual
  • Abuso físico entre familiares ou parceiros íntimos (violência doméstica)
  • Editar conteúdo ou imagem de outra pessoa para sexualizá-la ou dar a entender que ela está praticando atividade sexual
  • Expressar declarações indesejadas sobre o envolvimento em atos sexuais com uma pessoa específica
  • Expressar declarações degradantes ou vulgares sobre as partes íntimas do corpo de uma pessoa, incluindo genitália, nádegas e seios
  • Compartilhar (ou ameaçar compartilhar) detalhes ou envergonhar a vida sexual privada de uma pessoa, incluindo histórico sexual, nomes de parceiros sexuais anteriores e orientação sexual

Permitido

  • Sobreviventes de exploração sexual e violência de gênero que compartilham suas próprias experiências
  • Conteúdo educativo e documental relacionado aos danos da exploração sexual e violência de gênero

Exploração humana

Estamos comprometidos em defender a dignidade humana individual e garantir que nossa plataforma não seja usada para que se aproveitem de pessoas vulneráveis. Não permitimos a exploração humana, incluindo tráfico e contrabando. Entendemos como é importante para os sobreviventes da exploração humana compartilharem suas histórias e que migrantes e refugiados possam documentar suas jornadas, por isso oferecemos um espaço para isso.

Tráfico humano envolve obter lucro explorando outras pessoas por meio do uso de fraude, força ou coerção. Considerada uma forma de escravidão moderna, pode incluir tráfico de órgãos, jovens e mão de obra, sexo, casamento forçado, mendigagem exploradora e recrutamento de soldados infantis.

Tráfico de pessoas envolve obter lucro ajudando uma pessoa a entrar ilegalmente em outro país. Pode incluir o fornecimento de transporte, consulta, identidade e fraude de documentos de viagem.

NÃO permitido

  • Facilitar ou promover atividades de tráfico e contrabando de pessoas
  • Solicitar suporte para ser transportado ilegalmente para um país diferente

Permitido

  • Pedir ajuda para sair de um país especificamente para escapar da violência, tortura ou outras violações dos direitos humanos
  • Expressar o desejo de migrar para outro país ou mostrar a jornada de um migrante (desde que não mostre explicitamente o envolvimento de contrabandistas em sua jornada)
  • Sobreviventes de exploração humana que compartilham suas próprias experiências
  • Conteúdo educativo e documental relacionado aos danos da exploração humana

Assédio e bullying

Aceitamos a expressão respeitosa de diferentes pontos de vista, mas não com toxicidade ou trollagem. Queremos garantir que qualquer pessoa possa compartilhar sua voz sem medo de ser humilhada ou intimidada. Não permitimos linguagem ou comportamento que assedie, humilhe, ameace ou promova ataques de doxxing a alguma pessoa. Isso também inclui responder a tais atos com assédio retaliatório (mas exclui discurso contrário sem assédio).

Permitimos alguns comentários críticos sobre figuras públicas, entendendo que elas estão em uma posição de atenção pública e que podem combater discursos negativos, além de que a crítica pode ser de interesse público. No entanto, removemos conteúdo que viole outras políticas (como ameaças, discurso de ódio e exploração sexual), bem como formas graves de assédio (como ataques de doxxing e expressar o desejo de que uma pessoa sofra danos físicos graves).

Se você ou alguém que conhece está sofrendo bullying, há apoio disponível. Oferecemos recursos e ferramentas que podem ajudar a limitar interações prejudiciais, incluindo opções restritas para comentários, duetos, costuras e mensagens.

Ataque de doxxing envolve a publicação online de informações pessoais sobre alguém com intenção maliciosa. Reconhecemos que a intenção pode ser subjetiva, por isso utilizamos indicadores objetivos para nos ajudar a entendê-la, como legendas e hashtags.

Figuras públicas são pessoas adultas (com 18 anos ou mais) com um papel público significativo, como oficial de governo, político, líder empresarial e celebridade. Não identificamos pessoas menores de 18 anos como figuras públicas.

NÃO permitido

  • Humilhar alguém ou expressar nojo com base em suas características ou circunstâncias pessoais, como aparência física, intelecto, traços de personalidade e higiene
  • Mostrar alguém sendo maltratado fisicamente por outra pessoa ou grupo
  • Humilhar vítimas de tragédias violentas, como alegar que mereciam morrer ou que membros sobreviventes estão mentindo sobre o evento
  • Expressar desejo de que uma pessoa morra, adquira uma doença grave ou sofra outro dano físico grave
  • Humilhar alguém com palavrões ou linguagem obscena
  • Ameaçar ou encorajar outros a praticarem doxxing, compartilhar informações de conta, chantagear ou invadir a conta de alguém
  • Promover o assédio coordenado contra uma pessoa ou tentar criar conflitos, como chamar outros para publicar comentários ofensivos em massa

Permitido

  • Crítica ao conteúdo ou ações de um indivíduo (desde que não critique suas características)
  • Respostas ou condenação de ataques ou qualquer outro discurso contrário (desde que não envolva assédio retaliatório)
  • Comentários críticos de figuras públicas (desde que não constituam formas graves de assédio ou violem outras regras)
  • Conteúdo educacional e documental que aumenta a conscientização sobre os danos do assédio e do bullying

Próximo artigo

Saúde mental e comportamental

Leia a seguir