Macrotendências no TikTok: a nostalgia invertida

julho 28, 2022

Se nostalgia é saudade de um tempo bom que a gente viveu, vivemos o oposto disso hoje: a Nowstalgia, uma das macrotendências que você vai conhecer melhor aqui.

Macrotendências | Poder do eu | Isso é real? | A era do cuidado | Abundância finita


Nostalgia é aquilo, né: uma sensação de saudade do que a gente viveu, com uma pitadinha de idealização sobre o que rolou. "Ah, naquele tempo é que era bom..." Mas se tem uma coisa que começamos a viver de uns dois anos para cá foi o perfeito oposto da nostalgia. É a Nowstalgia, a nostalgia do agora, uma das macrotendências¹ em que se encaixam alguns dos movimentos, trends e hashtags dentro do TikTok – e por vezes até de fora do nosso app. Começamos a falar sobre elas nesse último artigo aqui, lembra?


Em tempos de pandemia, cientistas e especialistas em saúde estão de olho no que vem por aí. Então, vamos aproveitar e viver e alegrar o agora, levados por lembranças dos momentos difíceis que muitos passamos. É a forma que encontramos de suprir a necessidade humana de resgatar momentos e de nos manter entretidos e conectados.


A Nowstalgia é reflexo, sim, da pandemia, mas também desse mundo ligado 24/7 em que vivemos. Esses fatores combinados aparecem muito nas três grandes tendências em que esse movimento macro se divide, ainda que todas se conversem: a busca pela cura por meio do prazer, a volta da positividade e a transformação de eventos cotidianos em extraordinários. Cada uma delas tem um nome "técnico": Hedonismo de Cura, Happiness Everywhere e Super Ordinary, na ordem.


Ficou difícil de entender? No TikTok, dá pra ver muito de Hedonismo de Cura em vídeos de viagens e experiências gastronômicas transcendentais. Happiness Everywhere aparece na moda colorida e às vezes absurda que toma os vídeos de #arrumesecomigo e no humor que está por todo lado na plataforma. E Super Ordinary se mostra em vídeos de receitas e em todos os outros que romantizam momentos simples do dia a dia.


Quer dar um mergulho mais fundo nessas três tendências e entender melhor como sua marca pode navegar por elas? Então acompanhe a seguir.


A cura pelo prazer


Um estilo de vida hedonista é aquele que tem o prazer no centro de tudo. Mas o hedonismo, hoje, virou uma forma de pessoas se recuperarem desse período desafiador recente que a gente viveu. Hedonismo de Cura é bem isso mesmo: a cura por meio do prazer, uma busca por experiências que ajudem a trazer de volta o que se perdeu.

17% é o que a indústria de bem-estar global deve crescer até 2025²

Essas experiências vão desde viajar e curtir uns dias longe de casa, na natureza, até jantar em um lugar diferente ou fazer em casa uma receita cheia de memórias. Tudo isso pode ser um meio de ressignificação e recuperação. A ciência tem concordado. Uma pesquisa recente indica que viajar pode ser uma opção para ajudar no tratamento de doenças como Alzheimer. E outra, na mesma linha, mostra que cozinhar em casa pode ser bom pra saúde mental.


Felicidade por todo lado


Já deve ter dado pra perceber que as pessoas querem um escape, né? Mais do que por prazer, a busca é por cada vez mais fontes de alegria. Vale tudo, de celebrações pras pequenas vitórias e momentos da vida – já viu aniversário de pet? – até roupas com um estilo mais colorido ou surreal, exposições divertidas e livros sobre felicidade. É alegria para todo lado, ou Happiness Everywhere.


É uma reação clara aos anos 2020 e 2021. Segundo o último Relatório Global de Felicidade, apesar de as pessoas terem se mantido resilientes durante esses dois anos, a satisfação com a vida caiu entre os jovens, enquanto os níveis de estresse e preocupação de todo mundo subiram – 8% em 2020 e mais 4% em 2021, comparado a níveis pré-pandemia.³ E já que ela continua, junto a tantas outras mudanças, os consumidores estão buscando mais formas de se alegrar.


(Extra)Ordinário


Essas duas tendências anteriores têm uma coisa em comum e, de uma certa forma, convergem: elas exaltam o que, antes, era considerado mais rotineiro. Um almoço em família ou entre amigos feito em casa, um jantar fora, uma viagem mesmo que curta. O ordinário que vira extraordinário, ou Super Ordinary. Nos tempos de distanciamento social, mais do que de umas das outras, as pessoas foram também afastadas de muitos desses momentos, o que reavivou a ligação emocional que muita gente tem com eles. 


Fazer o simples virou uma fonte de dopamina – o "hormônio da felicidade", como é popularmente conhecida. Além de cozinhar em casa e explorar novas receitas, comer junto com outras pessoas virou um ritual, e hoje é visto como uma oportunidade pra compartilhar. Ocasiões que já eram importantes também ganharam um brilho a mais, com kits de festa fazendo a alegria de eventos mesmo em casa. E pra quem pôde fazer home office, cômodos antes esquecidos passaram a ser transformados pra deixar a moradia com mais cara de lar.


Como uma marca pode navegar no meio disso tudo?


A Nowstalgia é sobre valorizar o que nos rodeia, do simples ao que já era especial. Nesse meio, novos ângulos e interpretações do cotidiano são muito bem-vindos e valorizados pelo público. Afinal, as pessoas – consumidoras em potencial – estão em busca de mais formas de alegrar o essencial do dia a dia. Pra uma marca que quer navegar nessa macrotendência, são três aprendizados pra aplicar nos conteúdos e ações:


  1. Incentive creators que alegram o simples e essencial do dia a dia.

  2. Valorize movimentos de cura pautados na felicidade.

  3. Demonstre a importância da alegria.

  4. Reviva a ligação emocional com momentos felizes do passado.


Além disso, pra quem tem a oportunidade de viver uma experiência hedonista, vale compartilhá-la com o público. Um vídeo sobre uma viagem transcendental ou sobre uma experiência gastronômica incrível pode ao menos inspirar a comunidade sobre as possibilidades de uma vida alegre.




Fontes:

  1. Pesquisa "Macrotendências" conduzida pela spark:off e comissionada pelo TikTok, 2022

  2. Global Wellness Institute, 2021

  3. World Happiness Report 2022