Histórias de sucesso

Samsung

Levando mais clientes para as lojas físicas da Samsung com o TikTok

Samsung | História de sucesso no TikTok for Business samsung logo
9x
mais pagamentos completos offline
O objetivo

Do TikTok para as lojas da Samsung


A Samsung é uma das maiores marcas de eletrônicos no Brasil e no mundo e também anunciante de longa data no TikTok. Mais do que campanhas pontuais, a empresa mantém por aqui uma presença constante, que a gente chama de always on, pra gerar mais vendas de seus produtos. E tendo sucesso no online, logo vieram as dúvidas: será que nossa plataforma também influencia nas vendas offline? Se sim, quanto? E como melhorar?


Esses passaram a ser alguns dos objetivos da Samsung no TikTok. Não era só medir: a marca queria entender os números para otimizar os resultados de conversão nas lojas físicas trazidos pelo app. Ou seja, queria fazer os anúncios do TikTok funcionarem também pra levar gente até uma de suas lojas pra comprar um produto – e a um custo competitivo.


A solução

É teste de tudo – tudo mesmo!


A Samsung começou a encontrar as respostas para aquelas três perguntas em maio. Foi naquele mês que a marca começou a implementar, junto à agência Cadastra, a nossa API de Conversões offline com um apoio do time do TikTok.


A API de Conversões offline funciona como um canal entre a empresa e o TikTok, por onde ela nos avisa quando registra novas conversões em suas lojas físicas. A gente, então, faz o match dos dados, pra conferir se essas conversões partiram de usuários que viram ou clicaram num anúncio da marca nos últimos dias.


Com a solução instalada, as primeiras duas dúvidas estavam resolvidas: a marca viu que os anúncios no TikTok estavam mesmo influenciando conversões feitas offline, e conseguiu ter em mãos um primeiro número. O próximo passo era melhorar esse resultado.


Ao longo de maio e nos meses seguintes, a Samsung fez diversos testes de segmentação e de objetivo para seus grupos de anúncios. Os conteúdos da marca foram direcionados pra usuários de smartphones com sistema Android, pra pessoas interessadas nos produtos da marca e até pra uma audiência bem ampla. E do lado dos objetivos, os anúncios foram otimizados principalmente para gerar conversões, alcançando pessoas mais propensas a comprar um produto.


samsung offline videos 1-1

Teve teste de tudo, inclusive de formato criativo: peças de vídeo e de carrossel chamavam a comunidade pra ir até uma loja da marca, oferecendo até benefícios adicionais a quem fosse.


A cereja do bolo foi a entrada da solução de Otimização de orçamento da campanha (a CBO, na sigla em inglês). A gente explica como ela funciona no vídeo 5 dessa série, mas, pra resumir, ela distribui automaticamente o budget da campanha entre os grupos de anúncio. Aqueles que performam melhor, recebem mais dinheiro.



Juntando a CBO às diferentes segmentações, à combinação de múltiplos formatos criativos impulsionados como In-Feed Ads via leilão e ao foco em conversão, a marca conseguiu manter os custos sob controle e alcançar mais pessoas certas para seu objetivo.


Os resultados

Do on pro off com sucesso


A Samsung conseguiu mesmo levar a comunidade do TikTok para suas lojas! Com os muitos testes e melhorias feitos, a marca de eletrônicos conseguiu não só identificar o volume de conversões offline influenciado pelo TikTok, como otimizou sua campanha pra melhorar esse resultado ainda mais.


Comparando os dados de maio com os dados de agosto, a campanha com foco em conversóes teve um salto de 13% na taxa de cliques (CTR). Ou seja, uma galera a mais começou a clicar nos anúncios pra saber onde encontravam as lojas da marca. Mas descoberta não é necessariamente igual a cliques, como a gente já contou.


Tanto que essa melhora no CTR se refletiu com bem mais intensidade lá no fim do funil. Com um aumento no investimento de maio a agosto, o volume de pagamentos completos offline cresceu mais de 9x no período.


Viu só como o TikTok influencia até as vendas nas lojas físicas? A jornada de compras mudou, e nossa plataforma virou um player essencial nesse cenário. A comunidade por aqui ama descobrir novos produtos, mas vai comprar onde (e quando) for mais conveniente pra ela – inclusive no offline.