Histórias de sucesso

Magazine Luiza

Leads, leads e mais leads: como Magalu otimizou sua estratégia de captação de leads com uma agenda de teste e aprendizado no TikTok

Magazine Luiza | História de sucesso no TikTok for Business magalu logo
-67 %
de custo por lead com CTA no começo dos vídeos
-25 %
de custo por lead com segmentação para públicos semelhantes
O objetivo

Mais leads com um CPL competitivo


Nem só de vendas no app Magalu vive o Magazine Luiza no TikTok. A varejista, uma das marcas que é mais presente na plataforma, queria trazer duas novas frentes de campanha por aqui, pra conseguir novos cadastros de usuários para as plataformas Parceiro Magalu Divulgador e Quero de Casamento.


Na primeira, usuários podem se cadastrar e criar uma "loja virtual", onde revendem produtos Magalu e tiram um percentual de retorno por venda. Já a segunda é para casais criarem uma lista de presente de casamento para compartilhar com os convidados – que podem encontrar tudo no site do Magazine Luiza.


São dois tipos de cadastros mais longos, que levam alguns passos pra concluir. E por isso mesmo, o custo por lead (CPL) pode dar uma boa variada e subir, dependendo da estratégia adotada. Então, qual o melhor caminho pra gerar cadastros com CPL competitivo aqui no TikTok?


A solução

Uma nova otimização – e muito teste


Se o plano era conseguir leads com um bom custo-benefício, Magalu precisava direcionar sua comunicação pra um público que já estivesse disposto a se cadastrar nos serviços. Por isso, a gente indicou pra marca uma nova solução: a otimização de anúncios de cadastros para web, ou Lead Ad Web Optimization. O recurso ainda estava em fase de testes, mas a ideia é que ele ajude anunciantes a encontrarem pessoas mais propensas a preencher um formulário de cadastro num site. Foi a deixa pra varejista embarcar com a gente nessa.


Aliada às boas práticas criativas que Magalu já seguia no TikTok, a solução foi chave pra começar a baixar o custo por lead nas duas frentes. Mas faltava estabilizar os resultados, pra ficarem sempre dentro da meta definida. Era preciso dar mais um passo na agenda de teste e aprendizado que a marca estava seguindo na nossa plataforma.


Então, Magalu recorreu mais uma vez à nossa solução de teste A/B – ou Split Test, para os íntimos. A ideia era validar duas hipóteses, uma para cada frente.


Criativo com o CTA no início
Criativo com o CTA no final

Na estratégia do Parceiro Magalu Divulgador, a marca queria avaliar se o call-to-action (CTA, a chamada para ação) no começo do vídeo daria mais resultado do que no fim. Já no plano do Quero de Casamento, o teste seria de públicos: será que uma audiência semelhante (ou lookalike), feita com base na lista de leads atual, daria mais certo do que segmentar os anúncios por interesses?



Os testes A/B foram implementados nas duas frentes de campanhas com apoio da Media.Monks, que também fez o acompanhamento dos resultados. Ah, e não teve creator dessa vez, tá? Os criativos foram produzidos internamente por Magalu, com o próprio time que cuida das plataformas atuando como creators dos vídeos. Nos dois casos, as peças foram promovidas como In-Feed Ads padrão via Spark Ads, direto das @s do Parceiro Magalu Divulgador e do Quero de Casamento.


Os resultados

E os vencedores são...


Com a ajuda da solução de teste A/B, Magalu conseguiu novos insights valiosos pra aplicar em suas campanhas. Na frente de Parceiro Magalu Divulgador, por exemplo, os vídeos com CTA no começo trouxeram um custo por lead (CPL) 67% menor do que os vídeos com CTA no final. Já na estratégia do Quero de Casamento, o CPL da audiência semelhante foi 25% mais baixo do que os custos por resultado da segmentação por interesses.


Esses aprendizados ajudaram a gente e o Magalu a estabilizar o CPL das campanhas, provando o TikTok como um canal efetivo e competitivo pra gerar cadastrados com um custo dentro da meta. Junto com a facilidade que a marca teve pra criar os conteúdos – tudo foi feito internamente, pelos times que cuidam das plataformas do Magalu, seguindo boas práticas criativas –, isso fez a nossa plataforma virar cativa na estrutura de always on da marca pras duas frentes.


Viu só como criar pra TikTok não precisa ser um bicho de sete cabeças? E também como um teste A/B pode ter muito valor pra sua marca? Se quiser começar um, a gente ensina aqui.


"Trouxemos para o TikTok o desafio de aumentar a conexão do Parceiro Magalu com a comunidade através de uma linguagem nativa da plataforma, além de expandir nossa rede de afiliados a um baixo custo. Com os esforços e agenda de testes do time, conseguimos obter um ótimo resultado, e hoje mantemos uma linha always on."

Fernanda Arceno
Gestora de Brandformance, Magalu

"A premissa da nossa campanha foi baseada em manter uma linha Always On para conseguir a melhor performance a longo prazo, com foco em CPL. Em um dos testes aplicados identificamos uma queda de 79% no CPL dos criativos via SparkAds, quando comparado aos que eram Darkpost. Tudo isso só foi possível devido a consistência e otimização diária, junto com a nossa parceria com o TikTok que se mostra cada vez mais promissora."

Beatriz Oliveira
Media.Monks

"Tínhamos um desafio de criar conteúdos nativos para captação de lead. Então, para otimizar nosso budget, decidimos realizar todo o processo por conta própria, criando os roteiros e contando com a participação de todos os talentos do nosso time para encenar. E o resultado com CPL foi ótimo, o que nos surpreendeu positivamente."

Jaiane Nyberg
Conteúdo, Magalu