Histórias de sucesso

Casas Bahia

Recrutando creators pra aumentar a conexão com a comunidade no TikTok

Casas Bahia banner casas bahia logo 2
2,5 x
mais lembrança de anúncio incremental vs. benchmark
80 %
maior VTR de 6s vs. média da marca em 2023
O objetivo

Reforçar a tradição – e avançar pro novo


A Casas Bahia é uma varejista tradicionalíssima no mercado brasileiro. E desde 2020, a empresa do grupo Via vem trazendo essa tradição pro TikTok, sempre com conteúdo orgânico novo e mídia rolando pra ajudar a gerar mais vendas.


Só que posicionamento de marca também é preciso. E era esse o principal objetivo da Casas Bahia com a ação "Tudo Que a Vida Pede", que a marca vinha desdobrando em campanhas desde 2021. A ideia era reforçar sua relação com categorias de produtos pra casa, como eletrodomésticos e móveis, e ainda avançar em novos setores, como comida e bebida e cuidados pessoais.


Mas como trazer essa mensagem pro TikTok mantendo a vibe leve e autêntica, que tem tudo a ver com a Casas Bahia e com a plataforma? E como garantir que uma marca tradicional assim conseguiria se conectar com toda a comunidade – incluindo um público mais jovem?


A solução

Cocriação no centro de tudo


A estratégia da Casas Bahia foi movida por um insight principal que a própria teve a partir de dados e análises internas: sua falta de conexão com o público da geração Z.


Foi o ponto de partida pra ideia da agência VMLY&R, colocada em ação também junto aos nossos times: cocriar com creators nativos da plataforma que falassem com esse público, pra gerar essa ligação entre a varejista e os jovens. E na seleção deles, a gente também deu uma mãozinha.



A marca precisava de um time de creators diverso e versátil, que pudesse produzir vídeos voltados aos diferentes nichos de mercado dos quais ela queria se aproximar. A seleção, então, teve o gamer @nobru, o @richardalvezz dos reacts, a streamer @alemazeff, a drag queen @elayoliv, a maquiadora @jahdeborg, o tutor canino (com seu cachorro salsicha) @malcomsalsicha, o humorista @daniloreissoficial, a creator de beleza @cenourinha8 e a @giovannabichels, mãe e criadora de conteúdo de moda.



Os criativos tinham 15 segundos cada e seguiam as principais práticas recomendadas do TikTok-first: foram pensados pro som ligado e eram dinâmicos e divertidos. Todos os vídeos tinham destaques rápidos para vários produtos e terminavam com uma música animada da Casas Bahia. E fizeram tanto sucesso que foram usados na campanha que depois rolou na TV – só adaptados, pra começar na vertical e depois expandir pra horizontal.


Aqui no TikTok, esse conteúdo foi espalhado com In-Feed Ads, que aparecem em meio aos vídeos orgânicos no feed, impulsionado por Spark Ads direto dos perfis dos creators. A escolha pela compra dos anúncios por leilão ainda permitiu à marca otimizar os custos, o que ajudou a ampliar o alcance e a visibilidade dos criativos.


Por fim, todo esse trabalho precisava ser mensurado da melhor forma, né? Aí, a marca, junto aos nossos especialistas, contou com um estudo de Brand Lift.


Os resultados

Sucesso de audiência – e de lembrança


A estratégia da campanha da Via no TikTok deu muito bom. No TikTok, os vídeos feitos pelos creators tiveram uma taxa de visualização de 6s (o VTR 6s) 80% mais alta do que a média da Casas Bahia em 2023.


Esse sucesso de audiência rendeu um aumento incremental em lembrança de anúncio 2,7x maior que a média da marca em outras campanhas na plataforma – e também 2,5x maior do que o benchmark dos nossos estudos de Brand Lift para varejo. Viu só o que dá pra gente fazer junto no TikTok?