Colocando o Cheetos Bola de volta no mapa de todo o Brasil com TikTok

Cheetos | História de sucesso no TikTok for Business cheetos logo
21,5 pp
incrementais em lembrança de anúncio
6,8 pp
incrementais em intenção de compra
4,3 pp
incrementais em recomendação
O objetivo

Lembra do Cheetos Bola?


O Cheetos Bola é um dos salgadinhos mais icônicos da Pepsico aqui no Brasil. Só que apesar da fama, o produto andava meio sumido das prateleiras dos mercados por aí. Ou pelo menos era essa a história até o meio do ano. Foi quando a marca decidiu virar essa página e fazer um retorno triunfal do Cheetos Bola em todo território nacional. É campanha de relançamento no TikTok que você queria?


Só que tinha um detalhe aqui: ainda que não tenha feito muito barulho com publicidade nos últimos anos, o salgadinho não chegou a sair de linha na região nordeste nesse tempo todo. Então, a estratégia pra relançar o produto precisava de duas abordagens ligeiramente diferentes, mas para os mesmos objetivos: trazer mais reconhecimento pra marca e mexer na intenção de compra dos consumidores – nas duas praças. Como faz?


A solução

Atendendo aos pedidos do público


A estratégia bolada por Cheetos aqui no TikTok começou com uma divisão de esforços e de mensagens. No nordeste, a campanha teria o mote “Cheetos Bola está muito melhor”, enquanto no restante do país o mote seria “Cheetos Bola voltou muito melhor”. As frases seriam usadas nos criativos direcionados pra cada praça.


E já que a gente começou a falar deles, a ideia da marca pra criativos foi resgatar os muitos pedidos pelo retorno do Cheetos Bola. Pensados para o TikTok, os vídeos feitos com creators brincavam com as mensagens de consumidores e fãs do salgadinho clamando pela volta dele, com cenas do SAC de Cheetos atendendo aos chamados do público.



Nos dois casos, a estratégia era fazer muito barulho. Mas como fora do nordeste o produto estava 100% sumido das prateleiras, era preciso um empurrãozinho extra na visibilidade. Foi aqui que o TopView entrou em ação, acompanhado do complemento interativo de Shake Surprise. Com esse combo, os vídeos apareciam assim que os usuários abrissem o TikTok – e ainda davam uma surpresa pra quem balançasse o celular.



O TopView com Shake Surprise foi a única diferença no plano mídia das duas praças. De resto, Cheetos manteve o interesse em alta entre os dois públicos com anúncios de Top Feed, que colocavam seus conteúdos no primeiro espaço pra publicidade no feed. Depois, garantia alta frequência na mensagem a um custo competitivo com In-Feed Ads padrão.


A agência Ampfy ficou responsável pelo trabalho de mídia da campanha de Cheetos, enquanto a agência AlmapBBDO fez o trabalho de criação.


Os resultados

Uma bola dentro de Cheetos Bola


Cheetos Bola voltou com tudo e a comunidade do TikTok fora do nordeste amou a novidade! E mesmo lá na região em que ele nunca chegou a sair das prateleiras, o sucesso foi enorme.


A marca descobriu isso a partir de um estudo de Brand Lift multi-cell. Com ele, conseguiu acompanhar o impacto da campanha entre os públicos das duas praças, e viu que ambas as abordagens deram certo e moveram as métricas de marca que Cheetos queria.


No Nordeste, a lembrança do anúncio foi de 10,6 pontos incrementais, com +4,3 pontos em reconhecimento e +3,4 pontos em intenção de compra e 2,8 pontos em recomendação. Quer dizer que quem viu os anúncios de Cheetos Bola lembrou deles, passou a reconhecer e recomendar mais a marca e ainda ficou com vontade de comprar. E isso que o produto nem tinha saído de linha por lá, hein?


No restante do Brasil, esse impacto foi ainda maior – e o TopView com Shake Surprise fez diferença. Além da visibilidade extra, o criativo que foi promovido com esse formato teve uma taxa de cliques 30% maior do que o benchmark do TopView padrão.


O alcance maior virou resultado de negócio. No Brand Lift, foram +21,5 pontos incrementais em lembrança de anúncio e +7 pontos em reconhecimento de marca, além de +6,8 pontos incrementais em intenção de compra e +4,3 em recomendação. Uma bela bola dentro do Cheetos Bola com a nossa comunidade!

Fonte dos dados: Estudo de Brand Lift multi-cell conduzido pelo TikTok, maio-junho/2023