Upload

Log in to follow creators, like videos, and view comments.

eh-background

Create effects

See more
© 2023 TikTok

aspensadoras

As Pensadoras

17Following
154Followers
1040Likes

👩🏻‍🏫Escola ✍️Editora 📚Livraria 🌎Comunidade 🎓Mais de 14.000 alunas

No próximo dia 12 de agosto completa 40 anos da morte da líder sindical Margarida Alves, assassinada brutalmente em sua casa com um tiro no rosto. O crime foi encomendado por latifundiários da região de Alagoa Grande, na Paraíba. Mais de três meses antes, no dia 1º de maio daquele ano, Margarida falou em seu discurso do Dia do Trabalhador “Porque entendo que é melhor morrer na luta do que morrer de fome”. Ela tinha 50 anos recém completados quando foi morta, 12 anos desses dedicados à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande. Os criminosos envolvidos no crime nunca pagaram pelos seus atos.

Margarida Alves lutou pelos direitos e por melhores condições de trabalho de suas companheiras e seus companheiros que trabalhavam nas usinas da região, lutou também contra a violência no campo, pelo fim da exploração dos camponeses e pela reforma agrária. O que Margarida queria era que os trabalhadores do campo tivessem os mesmos direitos trabalhistas dos empregados urbanos como, carteira assinada, décimo terceiro, direito das trabalhadoras e dos trabalhadores de cultivar suas terras, a educação para seus filhos e filhas e o fim do trabalho infantil no corte de cana. A sindicalista movia mais de cem ações trabalhistas contra a Usina Tanques – a maior do estado da Paraíba naquela época.

Ela também lutava e denunciava sobre os casos de agressões sexuais cometidos pelos patrões contra as mulheres camponesas e suas filhas na região, o que incomodava e muito os fazendeiros. Margarida era a mais nova de uma família de nove filhos, e desde a infância já sofria na pele com a exploração e desigualdade social, tendo vivenciado com a família a expulsão de suas terras.

A sindicalista deixou um importante legado no nosso país, seja na luta do campo ou na luta das mulheres.

📚✨🎬

coordenação @cassiafilo
redação @fernandnapaula
audiovisual @euoliviacaetano

apoio
@binepaolin
@da_nubio
@kikasimone
@roselaine685

#margaridaalves #movimentomulherestrabalhadorasdobrejo #paraiba #mulheresdahistoria #diadotrabalhador #lutasindical
Get TikTok App